INFORMAÇÕES DE PNEUS
PARA CAMINHONETES RURAL WILLYS E F-75

O pneu original da Rural 4x4 medida 7.10-15 tipo Cidade Campo com desenho borrachudo é um pneu desenvolvido na decada de 50 que não é mais fabricado no Brasil. Alguns fabricantes ainda oferecem o pneu 7.10-15 mas somente do tipo liso para uso em asfalto principalmente na Rural 4x2. O pneu original 7.10-15 tem largura da seção de 7.10 polegadas e monta no aro original (5K x 15) de 15 polegadas. Aqui você encontra informações para ajudar na escolha de um pneu alternativo para sua Rural Willys. A montagem de 4 pneus radiais no tamanho correto é uma das melhores modificações que você pode fazer na sua Rural para melhorar a direção e estabilidade. Os pneus afetam diretamente a estabilidade, segurança, conforto, vão livre, consumo e ruido da Rural e são portanto itens muito importantes na manutenção do veículo.

Hoje em dia existem muitos tamanhos de pneus radiais utilizados nas modernas caminhonetes (Ranger, S-10, Hilux etc...) e que podem ser montados na Rural. Alguns pneus modernos tipo radial (215/75-15, 215/80-R15, 225/75-R15, 205/80-R16, 215/80-R16 etc...) podem não ser compativeis com os aros estreitos da Rural que tem diâmetro de 15 polegadas, largura de 5 polegadas e usam camara de ar. Para verificar a boa adaptação de pneus na Rural é necessário montar os pneus e rodar alguns quilometros com carga e sem carga fazendo curvas para ambos os lados para sentir o comportamento dinâmico do veiculo e ver se os pneus não raspam na carroceria ou outras partes. É impossivel verificar se pneus são bons com a Rural estacionado dentro da loja de pneus. É necessário sair para dar uma volta com a Rural e os pneus novos antes de fechar negocio ou então procurar outra loja (algumas lojas permitem fazer um test drive com os pneus novos antes de fechar negocio). Um metodo alternativo para verificar se os pneus encostam na carroceria é pedir para alguem balançar vigorosamente a caroceria da Rural (com e sem carga) enquanto se olha por baixo para ver se os pneus encostam nos paralamas ou chassi. Para simular carga máxima coloque umas 7 pessoas ou 500kg dentro da Rural. As lojas de pneus sempre vão tentar vender os pneus mais caros disponíveis em estoque sem realmente se importar se vai funcionar bem na sua Rural, portanto MUITO CUIDADO AO ESCOLHER NOVAS MEDIDAS DE PNEUS! Não compre pneus apenas pela aparência. O uso de pneus mais largos pode danificar a carroceria e limitar o angulo de esterçamento (giro) das rodas dianteiras e ainda tornar a direção mais pesado. O uso de pneus de diâmetro maior pode sobrecarregar o eixo traseiro (ponta de eixo e diferencial) e a caixa de marchas alem de diminuir a eficiência dos freios. Pneus radiais modernos podem tranquilamente durar mais de 50.000km e uma decisão errada na escolha de pneus poderá causar muitos anos de "dor de cabeça" com a sua Rural ou significar o sucateamento dos pneus e a troca por outros. O mais importante é acertar a medida e tamanho do pneu deixando a marca do pneu em segundo plano porque a Rural em condições normais de baixa velocidade não requer pneus de alto desempenho ou de qualidade excepcional.

Pneus maiores constumam raspar na barra de direção ao lado da roda dianteira esquerda quando se faz curva para esquerda e no chassi e paralama traseiro quando a Rural deita na curva ou abaixa a suspensão com carga. O pneu original 7.10-15 era comum em carros e caminhonetes da decada de 40/50/60 e inclusive foi usado no GM Veraneio antigo. O pneu 7.10-15 é um pneu estreito com um perfil alto enquanto os pneus radiais modernos são largos com perfil baixo o que torna difícil a adaptação de pneus radiais na Rural. Os pneu radial com diâmetro externo mais proximo do pneu original 7.10-15 é o pneu 215/80-R15 (Pirelli ST ou Michelin XPC usados no Nissan antigo) e 225/75-R15 (usado na S-10, Ranger e Cherokee). Se voce colocar aros de 16 polegadas na Rural uma boa alternativa pode ser os radiais estreitos 205/80-R16 ou o 215/80-R16 que já vi montado em varias Rural. Existe um pneu lameiro borrachudo marca Fate-O Argentino medida 7.00-15 que pode ser montado na Rural porem o diâmetro é maior (760mm) em relação ao diâmetro original (aprox. 720/729mm) e o desgaste rodando em asfalto é grande. Ao comprar pneus radiais para sua caminhonete você pode escolher entre desenhos de banda de rodagem para asfalto ou para terra (tipo AT All Terrain) conforme o uso e o visual desejado. Os pneus tipo borrachudo para terra podem apresentar mais ruido e maior desgaste rodando em asfalto em alta velocidade. A maioria dos fabricantes de pneus e algumas lojas oferecem informações basicas como modelos e medidas disponiveis em sites na internet Ex: Firestone Brasil , JB Pneus , Pirelli , Goodyear .

A minha recomendação é não usar pneus mais largos do que 215mm ou no máximo 225mm (o pneu original 7.10-15 tem largura de 185mm) e revisar a suspensão e jumelos antes de instalar os pneus maiores. Se voce pretende usar pneus mais largos do que o original será necessário levantar ligeiramente a suspensão traseira para evitar que o pneu encoste na carroceria em curvas. A suspensão pode ser levantada um pouco arqueando as molas e/ou instalando jumelos maiores. Caminhonetes Rural com a suspensão cansada (baixa) ou com folga lateral apresentam mais problemas na adaptação de pneus maiores e mais largos. A Rural fabricado a partir de 1970 tem suspensão traseira com laminas mais largas e reforçadas e que diminui as chances do pneu raspar na carroceria. Com pneus mais largos qualquer problema na suspensão (ex: quebra de mola) irá fazer o pneu raspar na carroceria, especialmente com carga. O uso de pneus extra largos como 255mm requer levantar bastante a suspensão e talvez recortar paralamas e caixa de rodas para evitar interferência do pneu na carroceria. A Rural tem dois parafusos de ajuste no eixo dianteiro onde você pode ajustar o batente do angulo máximo de giro das rodas para evitar que os pneus encostem no braço de direção ou outras partes quando virar a direção.

Evite os pneus muito pequenos como o 205/75-R15 (diâmetro 688mm), 195/80-R15 (diâmetro 693mm) e 215/75-R15 (diâmetro 703mm) que ficam melhor nos mini utilitários 4x4 como o Terios e Suzuki. Estes pneus apesar de montarem bem nos aros originais da Rural, diminuem a altura da Rural e ainda encurtam demais a relação de marchas que na Rural já é curto. Existem muitas outras medidas de pneus que chegam ao Brasil em caminhonetes importadas porem estes pneus não são fabricados no Brasil e podem ser difícil de encontrar como reposição.

O aro original 5Kx15 tem largura de 5 polegadas é um pouco estreito para os pneus radiais hoje disponiveis no mercado e que requerem aros com larguras de 6 a 7 polegadas. Você pode usar os aros originas da Rural com pneus de no máximo 225mm de largura mas o ideal seria não usar pneus mais largos que 215mm. Se você comprar rodas novas deve tomar muito cuidado pois existem varias medidas de Offset, a distancia entre a linha de centro do pneu a a superficie de ancosto da flange central do aro. A compra da roda errada irá aumentar ou diminuir a bitola da Rural fazendo o pneu raspar na parte de dentro ou de fora da carroceria. Com os aros originais os pneus traseiros ficam corretamente alinhados no centro da caixa de roda e a direção é leve. A escolha do aro correto é tão importante quanto a escolha do pneu. Os aros não originais vendidos hoje em dia são feitos especialmente para F-1000, JPX, Land Rover etc e são apenas adaptados na Rural.

As rodas de ferro originais da Rural aro 15 polegadas ainda podem ser encontrados novos no comércio em SP por aprox. R$ 45,00 cada (02/2000). As rodas originais Willys aro 16 (tambem disponiveis no comércio) eram usados na Pick Up Jeep e F-75 e não tem encaixe para as calotas cromadas originais da Rural 4x2. Uma opção é utilizar aros de roda disponíveis no mercado marca Mangels, Borlem, Scorro e similares porem o veículo perde a sua originalidade. A roda da Rural usa 5 porcas de fixação cônicas distribuidas num circulo padrão SAE diâmetro 5-1/2" (139,7mm) e tem um furo de centro com diâmetro 4-1/4" (108mm) e você deve tomar o cuidado de adquirir rodas com furação e encosto compatível com o cubo de roda e parafusos da Rural e offset similar. Leia mais sobre as rodas da Rural e como medir o offset neste site.

Para rodar sempre no campo aberto com tocos de madeira ou em estradas com muitas pedras prefira os pneus tipo original de construção diagonal que são mais resistentes nas laterais (flanco) e tem as laterais mais retas sem saliências típicas de pneus radiais. Para rodar em asfalto e caminhos sem pedras os modernos pneus radiais são mais seguros e duráveis. É sempre bom lembrar que a mudança do tamanho dos pneus vai afetar a relação das marchas e o desempenho do veículo em cada marcha, e a precisão do velocímetro e odômetro.

A correta calibragem dos pneus é muito importante porque afeta diretamente a durabilidade, segurança e conforto dos pneus. Sempre que possível verifique com outros proprietários de Rural quais as medidas de pneus que funcionam bem ou não funcionam na Rural.

A Pick Up Willys e Ford F -75 usam aros de 16 polegadas com largura de 5 polegadas e tem o diferencial com relação mais reduzida e podem usar pneu com as medidas originais 6.50-16 ou a alternativa radial 215/80-R16 facilmentre disponível de todas as marcas nacionais e com varios desenhos. A pick up militar F-85 "cachorro louco" usa aros especiais diâmetro 16 polegadas e largura 5-1/2 polegadas para montar os pneus maiores 7.50-16. Nos veículos 4x4 não esqueça que os pneus dianteiros devem ter exatamente o mesmo diâmetro dos pneus traseiros para não forçar o sistema de transmisão que interliga os dois eixos.


Tabela Firestone Cidade Campo

O folheto acima foi retirado de um livro de Dados Técnicos Pneus Firestone de 1957. O pneu original da Rural 4x4 era o modelo Cidade Campo medida 7.10-15 e você pode ver suas especificações na tabela acima. Abaixo vão as medidas convertidas para millímetros. Estas medidas servem de referência para você achar um pneu mais moderno no mercado com medidas similares. Consulte o manual do proprietário para pressão correta dos pneus originais.

Especificações Pneu Original Firestone Cidade Campo 7.10-15
Diâmetro Externo: 729mm (28,7 polegadas)
Largura Maxima do pneu 185mm (7,3 polegadas)
Capacidade de carga modelo 4 lonas: 450kg com pressão de 24 libras.
Capacidade de carga modelo 6 lonas: 515kg com pressão de 30 libras

Pneus 7.10-15 tipo borrachudo disponíveis no Brasil nas decadas de 60/70/80:
Marca Modelo Medida Observações
Firestone Cidade Campo 7.10-15 Pneu mais comum na Rural 4x4
Pirelli Rodo Rural 7.10-15 -
Goodyear Suburbano 7.10-15 -
BF Goodrich Silvertown Trailmaker 7.10-15 Pneu raro que foi fabricado no Brasil
Puma - 7.10-15 Importado do Uruguai na decada de 80

Pneu Puma Foto: 7.10-15 Puma com aro original (usei de 1986 até 2001)


Algumas medidas de pneus alternativos que já vi instalados em Rural Willys. Algumas medidas necessitam de aros especiais maiores e/ou mais largos para uma boa montagem. (Nota: Não tenho maiores informações portanto não posso recomendar estas medidas):

215/80-R16 radial (diâmetro externo 750mm) (É comum encontrar esta medida de pneu na Rural 4x4 com bons resultados e com a vantagem de ser um pneu muito fácil de encontrar no mercado. Precisa usar aro 16" da F-75 ou aro alternativo de 16 polegadas)

205/80-R16 radial (diâmetro externo 734mm)

225/75-R15 radial (diâmetro externo 718mm) (já vi varias Rural com esta medida de pneu)

235/75-R15 radial (diâmetro externo 733mm) (este pneu é um pouco largo demais para a Rural e pode raspar na carroceria, eu não recomendo usar sem levantar a suspensão)

700x16 Goodyear Papaléguas 10PR (pneu convencional para asfalto usado em caminhonetes e pequenos caminhões)

7.00-15 Pneu diagonal aro 15 polegadas com desenho lameiro importado da Argentina ou Chile das marcas Firestone e Fate-O. É um bom pneu, super reforçado, para quem quer usar a Rural 4x4 no barro e na trilha com pedras. O diâmetro externo é um pouco grande mas o pneu não é muito largo e ele monta nos aros originais 15" da Rural. Este pneu não é recomendado para quem vai rodar exclusivamente no asfalto devido a maior desgaste e ruido do desenho lameiro da banda de rodagem.

215/80-R15 radial (diâmetro externo 725mm) Acabo de instalar um par de pneus 215/80-R15 radiais de uso misto marca Michelin 4x4 XPC no eixo traseiro da minha Rural 4x2 porque após muitas pesquisas cheguei a conclusão que este pneu tinha medidas o mais proximo dos pneus originais 7.10-15 Cidade Campo. O diâmetro externo é um pouco maior que o pneu original. Após montar os pneus observei que o diâmetro externo é quase identico ao original enquanto a largura é um pouco maior o que melhora a aparência sem raspar na carroceria. O pneu Michelin 4x4 XPC é equipamento original da caminhonete Range Rover, Defender e Freelander e projetado para rodar no asfalto com algumas incursões em estradas de terra. Já rodei 2000km (até 01/2001) com este pneu com pressão de 28 e 32 libras com bons resultados, melhora no conforto e uma rolagem mais livre com menos atrito mas vou testar varias pressões para achar a melhor pressão de calibragem. Este pneu absorve as pequenas imperfeições do asfalto e transmite menos vibrações para a carroceria. Rodando com pressão de 32 lbs este pneu não esquenta e fica apenas morno na banda de rodagem (os meus antigos pneus 7.10-15 lisos esquentavam muito). O funcionamento deste pneu com a suspensão de feixe de molas da Rural pareçe boa com o pneu absorvendo as pequenas imperfeições da estrada e a suspensão trabalhando nas ondulações e buracos maiores. Os sulcos retos deste pneu tem a tendência de segurar pequenas pedras que são lançadas em alta velocidade quando o veiculo ganha velocidade e a pedra se solta, parece um tiro quando bate na carroceria por baixo. Estarei escrevendo sobre este pneu nos proximos meses após rodar em varios tipos de estradas. Em relação ao pneu original tipo Cidade Campo este pneu radial (com 28 lbs de pressão) parece mais sensível a cortes de pedras e buracos na parte lateral (flanco) proximo a banda de rodagem onde o pneu forma uma saliência (barriga) típico de pneus radiais. Com 32 libras de pressão a saliência fica menor e talvez normal para um pneu radial. O pneu é muito silencioso na estrada de asfalto em velocidades testadas de até 100km/h. No eixo dianteiro este pneu se mostrou bom e não afetou ou talvez até melhorou a dirigibilidade da minha Rural 4x2. Montei este pneu nos aros originais da Rural (com calotas cromadas) que tem largura de 5 polegadas porem a largura ideal recomendado pela Michelin é de 6 a 7 polegadas. Este pneu pode tambem ser adquirido por encomenda da fabrica Pirelli (modelo Scorpion ST importado) através de qualquer revenda. Esta medida de pneu era usado por volta de 1995 nos utilitários Nissan Pathfinder, Pick-Up Nissan 4x4 e Nissan Terrano e poderá ser encontrado nas revendas autorizadas Nissan. (05/2000). Este pneu ainda é visto nas caminhonetes Nissan, pricipalmente como pneu original do estepe na porta traseira.

Acabo de instalar (07/2001) mais um par de pneus 215/80-R15 desta vez da marca Pirelli Scorpion ST (fabricado na Inglaterra!) . O resultado de rodar na minha Rural 4x2 com quatro pneus radias nesta medida é excellente com mais conforto, melhor direção e ausencia de barulho de pneus em alta velocidade. Este pneu custa hoje R$260,00 na Pirelli e R$370,00 na Michelin (!). Com 4 pneus radias novos e modificações na direção posso agora dizer que minha Rural anda reto na estrada como um veículo novo.

Michelin 4x4 XPC Pirelli Scorpion ST

Fotos: 215/80-R15 Michelin 4x4 XPC c/ aro original e 215/80-R15 Pirelli Scorpion ST c/ aro original

Aro 16" da F-1000 com pneu radial Firestone

Tabela de Resumo Principais Medidas de Pneus
Medida Largura Diâmetro Externo Tamanho Aro Tipo Obs.
7.10-15 185mm 729mm 15 pol. Pneu Diagonal Pneu original de Fábrica da Rural Willys
6.50-16 176mm 748mm 16 pol Pneu Diagonal Pneu original da Pick Up Willys/F-75
205/75-R15 205mm 688mm 15 pol. Radial  
215/75-R15 215mm 703mm 15 pol. Radial  
225/75-R15 225mm 718mm 15 pol. Radial Pneu orig. Cherokee Sport, S-10 e Ranger
235/75-R15 235mm 733mm 15 pol. Radial Pneu original da GM Blazer
215/80-R15 215mm 725mm 15 pol. Radial Otima medida Radial para Rural
205/80-R16 205mm 734mm 16 pol. Radial  
215/80-R16 215mm 750mm 16 pol. Radial Pneu original da Toyota Hilux
255/75-R15 255mm 763mm 15 pol. Radial  
195/80-R15 195mm 693mm 15 pol. Radial Pneu original Suzuki Grand Vitara e Freelander
6.00-16 170mm 730mm 16 pol. Pneu Diagonal Pneu Original do Jeep CJ-5
7.00-15 202mm 752mm 15 pol Pneu diagonal Pneu lameiro importado Firestone ou Fate-O
7.50-16 210mm 806mm 16 pol. Pneu diagonal Pneu convencional ou lameiro grande. Original na F-85 militar cachorro louco.
7.00-16 198mm 778mm 16 pol. Pneu diagonal Pneu convencional

A tabela acima não é uma recomedação de pneus para Rural e serve apenas para comparar algumas medidas e tamanhos disponiveis no comercio. Procuramos novas medidas de pneus para substituir os pneus originais. Mande sua sugestão de pneus para nosso Webmaster


Atualizado: 13 December 2014

© Site Rural Willys Brasil 1999, 2000, 2001 , 2002, 2003-214 Todos os Direitos Reservados