Brooks Stevens Foto do Brooks Stevens  
Projetista do Jeep Station Wagon e Rural Willys

Em 1946, logo após a segunda guerra mundial, a fabrica Willys Overland queria lançar um carro de uso civil inspirado no Jeep Willys militar. A Willys Overland convidou o engenheiro Delmar G. Roos, projetista do Jeep militar, para cuidar da motorização e mecânica deste novo veículo, e convidou o designer Brooks Stevens para cuidar da parte estética e funcional. Em 1946 era lançado a nova caminhonete Jeep Station Wagon com design do Brooks Stevens e carroceria totalmente fabricado em aço, algo inovador para a época. O Jeep Station Wagon foi fabricada nos EUA com poucas modificações até 1965. No Brasil a mesma caminhonete foi batizada de Rural Jeep quando começou a ser fabricado no Brasil pela Willys Overland do Brasil S.A. em 1958. Mais tarde o nome passou a ser Rural Willys.

O Brooks Stevens nasceu nos EUA em 1911 na cidade de Milwaukee no estado de Wisconsin, proximo da indústria automobilistica de Detroit. O seu pai, William Stevens, era diretor de design de uma grande fábrica de equipamentos eletricos mas tinha um interesse em automóveis, e em 1916 inventou a alavanca seletora de marchas na coluna de direção. Ele inventou tambem o freio de mão fixado no painel do veículo, que, junto com a alavanca de marchas na coluna, permitiu aos automoveis da época acomodar 3 passageiros no banco dianteiro (no melhor estilo da nossa Rural). Ele acreditava que os novos controles tambem facilitariam a condução dos automoveis por mulheres.

Na infancia o Brooks Stevens adoeceu com polio, e o seu pai o incentivou a desenhar enquanto se recuperava na cama. Na juventude, o Brooks Stevens acompanhou o pai em visitas aos pequenos e grandes fabricantes de automóveis tentando vender suas ideias inovadoras, e nesta época, ao dirigir muitos automóveis experimentais, o jovem Brooks Stevens se interessou pelo ramo automobilístico. Em 1929 o Brooks Stevens foi para o estado de Nova York estudar arquitetura na Universidade de Cornell. Os seus professores lhe diziam que se ele dedicase a architetura o tempo que ele dedicava aos automoveis, ele se tornaria um grande arquiteto.

Após a formatura em 1933, o Brooks Stevens retornou para Milwaukee e abriu um escritório de Desenho Industrial, considerado uma nova profissão na época. Em 1944 ele foi um dos membros fundadores da Society of Industrial Design (Sociedade de Desenho Indústrial) . Entre suas primeiras invenções estão o ferro a vapor elétrico, o desenho aerodinamico de tratores agrícolas da marca Allis-Chalmers, e o secador de roupas elétrico com janela de vidro para enxergar a roupa. Ele projetou tambem o primeiro motorhome montado sobre chassi único, uma especie de escritório e casa ambulante, encomendado pela empresa Johnson para pesquisar fontes de cera carnaúba na America do Sul. Nesta época ele projetou inumeros caminhões de entregas e veículos especiais para promoção de marcas. O Brooks Stevens projetou muitos eletrodomésticos como geladeiras, maquinas de lavar, aspiradores de pó, brinquedos, bicicletas, e novos utensilos coloridos para cosinha. Desenhou tambem os logotipos de marcas famosas como a cerveja Miller, fachadas de hoteis, restaurantes, interiores de aviões, barcos, brinquedos, bicicletas, embalagens de produtos e uma infinidade de produtos durante mais de 60 anos. Foi um verdadeiro pioneiro no desenho de produtos consagrados que hoje todos conhecemos.

Aero Willys 1960 lançado no Brasil Na decada de 1940, o Brooks Stevens foi convidade por Delmar G. Roos, projetista chefe da Willys Overland Motors, para ser o consultor de design de todos os produtos Willys do pós guerra, incluindo o Jeep Station Wagon (nossa Rural), os pequenos caminhões da linha Jeep, e o automóvel conversível Jeepster lançado em 1948 baseado na mecânica do Jeep Station Wagon. Mais tarde ele seria responsável pelo design dos automóveis da linha Aero Willys lançados nos EUA em 1952 e fabricados depois no Brasil a partir de 1960. Em 1965 participou do novo design do Aero Willys 2600. Nesta época o Brooks Stevens criou o bonito design dos motores de popa da Evinrude e Johnson, o cortador de grama rotativo que hoje conhecemos, tratores para jardim, retroescavadeiras, e motores Briggs & Stratton. Ele conseguia transformar simples maquinas em objetos estéticamente atraentes e funcionais, desejados por todos. Os produtos com design atrativo se tornavam um sucesso de vendas, porem com obsolescência planejada.
Aero Willys 1960 - Brasil
O novo Aero Willys 2600 lançado no Brasil em 1965
Aero Willys 2600 1965 - Brasil
O Jeep Station Wagon original de 1946 que podia ser conduzido até por mulheres.

Este é o Jeep Station Wagon 4x2 original em foto de 1946. Observe qua a porta e o desenho característico dos paineis laterais é exatamente o mesmo da Rural Willys fabricado até 1977 no Brasil. O desenho dos paineis e a pintura em dois tons procurava imitar as carrocerias de madeira utilizadas até então pelos demais fabricantes. A frente reta neste primeiro modelo era quase idêntico a frente do Jeep. O parachoque traseiro ainda não era envolvente. O Jeep Station Wagon foi a primeira caminhonete com carroceria totalmente fabricado em chapas de aço. Foto: MAM

 

Nesta foto de 1958 o proprio Brooks Stevens aparece na neve ao lado de uma das suas criações, o Harlequin Rural Station Wagon. Muitos detalhes como parachoque traseiro, alçapão de ventilação, janelas e frisos na carroceria são identicos a Rural Willys fabricado no Brasil. O novo parabrisa neste modelo de 1958 já era do tipo inteiriço. O Jeep Station Wagon foi fabricado nos EUA até 1965, sendo substituido depois pelo Jeep Wagoneer, Jeep Gladiator, e Jeep Cherokee, todos projetos do Brooks Stevens. Foto: MAM

Os trabalhos de Brooks Stevens no ramo automotivo alcançaram varios paises com mais de 46 projetos entre 1940 e 1980 para empresas como Kaiser, Alfa Romeo, Studebaker, Packard, American Motors, Volkswagen, Harley Davison e muitos outros.

Os trabalhos para a Willys continuaram e o Brooks Stevens participou em São Paulo do desenvolvimento da linha de automóveis da Willys Overland do Brasil S.A., incluindo a nova Rural Willys lançada em 1960, Pick Up Jeep (F-75), e Aero Willys 2600. A Rural Willys fabricado no Brasil com a nova frente com paralamas fechados é um projeto do Brooks Stevens que só foi fabricado no Brasil. O Jeep Station Wagon foi fabricado em varios outros paises como India, Japão, e Argentina, porem sempre com o design original do medelo americano. Na decada de 1960 ele participou da primeira renovação da linha Jeep Station Wagon nos EUA que resultou na nova liinha de caminhonetes Jeep chamados de Wagoneer e Gladiator , fabricados pela American Motors que havia adquirido a Kaiser. Em 1979 começaram estudos para criar uma caminhonete tipo Wagoneer, porem mais compacta, que resultou no lançamento do Cherokee em 1984.

O Brooks Stevens continuou sempre envolvido com design e ensinou desenho industrial no Institudo de Arte e Design de Milwaukee até sua morte em Janeiro de 1995. Hoje, o seu filho Kipp Stevens, com quem mantivemos contato, é diretor da Brooks Stevens Design, empresa especializada em design de produtos localizado em Milwaukee, EUA. No Museu de Art de Milwaukee existe um grande acervo de fotos, documentos e objetos criados por Brooks Stevens e que podem ser visitados em exposições organizados periodicamente.

Brooks Stevens. Foto: MAM


Fotos gentilmente cedidas e reproduzidas com permissão do Milwaukee Art Museum , Milwaukee, WI, EUA. We thank the Milwaukee Art Museum for kindly providing the photographs reproduced with permission on this page.


Biografia consultada: Site Brooks Stevens Design . Fotos Aero Willys: Manual do proprietário 1960, MMW 1965.


Atualizado: 21 dezembro 2002

Webmaster

© Site Rural Willys Brasil 2002 - Todos os Direitos Reservados