Viagem Rio - Porto Alegre em 1987

1600km em 3 dias

Em Janeiro 1987 eu fiz uma viagem solo de 1600km na minha Rural Willys partindo do municipio de Petrópolis no Rio de Janeiro para chegar a minha casa em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Eu estava levando a Rural pela primeira vez numa grande viagem já que até então ela só rodava em estradas de terra no interior do municipio de Petropólis/RJ na localidade de Secretário. A Rural tinha 85.000km na época e fiz as seguintes verificações antes da partida:

-Troca de todos os fluidos e lubrificantes (óleo do motor, caixa, diferencial)

- Instalação de carburador novo.

- Instalação de radio PX Cobra 140 c/ antena na calha da Rural.

- Extintor de incêndio novo.

- Compra de um kit de peças de reposição incluindo bomba d`água, regulador de voltagem, rolamentos das rodas dianteiras e traseiras, mangueiras de óleo do motor, correia, reparo bomba de gasolina, lubrificantes e jogo completo de chaves em polegadas.


19/01/1987 Petropolis/RJ - Registro/SP

Parti da Fazenda Santo Aleixo na localidade de Secretário/RJ de manhã cedo com o objetivo rodar uns 700km indo alem da cidade de São Paulo no primeiro dia. Peguei o asfalto na BR-40 a partir de Pedro do Rio e uns 20km adiante surgiu o primeiro problema com o motor falhando; giglê do carburador entupido. Bastou soltar o parafuso grande em baixo da cuba do carburador, retirar o giglê e limpar o furo para tudo voltar ao normal (Nota: a Rural simplesmente não tinha filtro de gasolina). Continuei pela BR-40 até Três Rios e dobrei a esquerda no rumo sul em direção a Volta Rodonda. Ainda pela manhã antes de chegar a Vassouras escuto uma explosão forte na parte traseira da Rural e paro imediatamente no acostamento. Descubro que estou a uns 200m de um posto da PRF e fico pensando se não vão vir na minha direção. Olho para tras no asfalto e vejo um grande risco preto no asfalto que vem até meu pneu traseiro esquerdo. O pneu havia simplesmente explodido! Coloco o triangulo (modelo nacional de péssima qualidade) que é derubado varias vezes pelo vento dos caminhões e troco o pneu sem maiores problemas e sigo viagem, agora sem estepe. Vou parando em todas as borracharias procurando uma camara de ar aro 15 mas só encontro camara para VW fusca que é menor. Sigo viagem por Volta Redonda, pego a Via Dutra e passo por Aparecida até São Paulo onde pego a BR-116 em direção a Curitiba. A partir de São Paulo estou dirigindo a noite e com chuva e o limpador apresenta problema na palheta de borracha. Parei num posto de gasolina e comprei a palheta do fusca antigo que é fixado com um parafuso simples e que continuo usando até hoje (2001). Me lembro descendo uma serra com chuva e muitas curvas e trafego voltando em direção a São Paulo. Este foi o trecho mais perigoso da viagem na famosa Estrada da Morte. Continuei dirigindo a noite para alcançar Registro/SP onde havia feito reservas de hotel. Proximo de Registro a noite parei numa borracharia e finalmente encontrei a camara de ar original nova na medido 7.10-15 marca Goodyear e comprei duas. O pneu foi remendado com um pedaço de borracha por dentro e ficou no estepe. Nesta época a gasolina era racionada com os postos fechando cedo e nos fins de semana e os pneus estavam em falta no mercado. Estacionei a Rural na frente do Hotal e levei toda a bagagem e o radio PX para o quarto por precaução.

20/01/1987 Registro/SP - Lages/SC

Sigo viagem rumo sul pela BR-116 para cruzar o Parana e alcançar Lages/SC antes de escurecer. A viagem neste trecho de dia é muito mais tranquilo e a Rural segue firme. A velocidade normal da viagem foi 70km/h enquanto a velocidade média com as paradas não passou de 50km/h. O trafego de caminhões era intenso e eu viajava tranquilo na faixa da direita sem fazer ultrapassagens. Em toda a viagem eu fiz uma única ultrapassagem. Passando proximo de Curitiba/PR o motor simplesmente apagou de repente. Abri o capô e descubri que o regulador de voltagem estava solto e sem ligação ao terra do chassi. Fixei o regulador com dois parafusos pequenos e o motor pegou de primeira para seguir viagem. Ao sul de Curitiba a BR-116 passa por uma reserva florestal grande e depois uma região agrícola muito bonito entrando em Santa Catarina. Este foi o trecho mais bonito e mais seguro da viagem com menos trafego. Cheguei em Lages/SC a tarde antes do anoitecer com tempo de sobra para descansar no hotel.

21/01/1987 Lages/SC - Porto Alegre/RS

Acordei sabendo que este seria o ultimo dia da viagem para chegar a Porto Alegre. Pela manhã procurei uma oficina em Lages/SC para trocar os 4 amortecedores porque a Rural estava difícil de controlar na estrada e balançava muito. Coloquei amortecedores marca Monroe atras a Rancor na frente. A estabilidade melhorou um pouco e segui viagem pensando em como melhorar a direção. Passei por Vacaria, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e finalmente Porto Alegre. A estrada antes de Caxias do Sul tem uma serra sinuosa que desce um vale profundo até um rio e depois sobe. Neste trecho segui um caminhão lento em primeira marcha durante muitos quilometros e o motor esquentou um pouco acima do normal e quase ferveu. Depois de Caxias do Sul faltando uns 100km para chegar a Porto Alegre eu já conhecia a estrada e comecei a me sentir em casa. A Rural chegou em Porto Alegre sem maiores problemas completando a viagem de 1600km.

Em Porto Alegre eu logo comprei dois pneus 7.10-15 importados do Uruguai marca Puma e instalei um engate para reboque porque a Rural já iria participar como carro de apoio no Enduro dos Pampas de 1987 onde eu participei com minha moto. A Rural que dirijo hoje em 2001 é a mesma que me proporcionou esta pequena aventura do Rio a Porto Alegre sozinho em 1987. O radio PX praticamente não foi usado durante a viagem mas proporcionava uma sensação de segurança que poderia ser útil. O consumo médio de gasolina foi 7 km/litro. A cada abastecimento era completado o nível do óleo do motor que já queimava óleo. De 1987 até hoje (2001) eu ja percorri mais 60.000km com a Rural Willys viajando pelo interior do estado do Rio Grande do Sul e nas imediações de Porto Alegre. A Rural serviu de carro de apoio para Enduro durante varios anos.

Foto da passagem da Rural com 85.000km por Vacaria/RS na BR-116 em 1987


.

alanj@conex.com.br

Atualizado em 15 Abr 2001