LIMPEZA DO CARTER DO MOTOR

WILLYS 6 CILINDROS BF-161

De acordo com o manual do proprietário da Rural Willys, o carter do motor BF-161 deve ser desmontado e limpado a cada ano mas ninguem segue esta recomendação hoje em dia o que pode prejudicar a durabilidade do motor. A limpeza do carter é um procedimento simples que não põe em risco o restante do motor. A seguir descrevemos como fazer esta limpeza no motor Willys 6 cilindros BF-161 e similares (2600/3000) utilizados na Rural, Jipe e Aero Willys. A limpeza do carter é necessário para retirar do fundo do carter a sujeira que não é drenado durante a troca de óleo e que pode contaminar e escurecer o óleo novo. A sujeira no carter pode eventualmente entrar em circulação no óleo e causar desgaste nos mancais do motor e entupir as passagens de óleo. Os óleos modernos devem manter o motor relativamente limpo por dentro mas podem acontecer surpresas desagradáveis em função dos longos intervalos de troca e tipo de uso do veículo. O fundo do carter é uma chapa plana e não favorece a drenagem das impurezas pesadas que ficam depositados no fundo. O filtro-boia ("pescador de óleo") do motor Willys evita que a bomba de óleo puxe óleo sujo do fundo ou da superficie do carter. O bujão magnético do carter possui um íma que retem particulas de ferro resultado do desgaste normal ou acelerado do motor. O procedimento de limpeza é muito fácil e pode ser realizado em poucas horas.

-

Ferramentas e Péças Necessárias
Chave soquete 1/2" com prolongador de aprox. 15cm
Chave estrela ou soquete 1-1/8"
Chave estrela ou de boca 13/16"
Torquímetro para chave soquete
Chave de fenda grande
Pincel médio para limpeza
Querozene (1 litro)
Balde de 10 litros
Óleo de motor suficiente para 1 troca (5 litros ou 6 litros)
Junta do carter novo
Elemento filtro de óleo novo (somente para troca do filtro)
Bomba de sucção manual (somente para troca do filtro)
Graxa automotiva
Produto veda-juntas (opcional)

PROCEDIMENTO:

DESMONTAGEM

1. Antes de começar é recomendável fazer uma lavagem completa de chassi e motor para eliminar sujeira na parte de baixo do motor onde você vai trabalhar. Estacione a Rural com o motor ainda bem quente em local plano e limpo com as rodas dianteiras apoiadas sobre blocos de madeira de modo que a frente da caminhonete fique uns 10cm mais alto que a traseira para facilitar o escoamento do óleo do carter e aumentar o vão livre para trabalhar por baixo do motor. ATENÇÃO: Acione o freio de mão e calçe as rodas para evitar a movimentação do veículo. Para maior segurança desligue o cabo negativo da bateria para evitar que o motor seja ligado acidentalmente. Opcionalmente voce pode usar uma rampa ou elevador de veículos para trabalhar em pé por baixo da Rural ao invés de trabalhar deitado.

Pneus apoiados sobre blocos de madeira

2. Solte o parafuso dreno (bujão magnético) do carter com a chave 1-1/8" e deixe escorrer o óleo velho no balde. Para esta operação é necessário deitar em baixo do veículo atras das rodas dianteiras. Deixar o óleo escorrer durante uns 15 minutos e depois recolocar o bujão do carter apertando somente com a mão. Cuidado para não queimar os dedos com o óleo quente.

3. Deitado por baixo do motor, solte os 22 parafusos de fixação do carter com a chave 1/2"retirando todos menos dois, deixando um parafuso frouxo de cada lado para suportar o peso do carter que é leve. Solte os dois últimos parafusos enquanto apoia o carter com a mão e depois de solto abaixe o carter até o chão. Alguns parafusos são mais curtos e convem lembrar a posição deles para a montagem. Nota: O carter é uma peça leve pois é fabricado de chapa fina e pode ser facilmente seguro com apenas uma mão enquanto você solta os parafusos com a outra mão. O carter poderá ficar preso ao bloco do motor após soltar todos os parafusos devido a aderência da junta de vedação. Neste caso será necessário forçar o carter para baixo usando uma ferramenta como alavanca (ex: chave de fenda grande). Pronto, o carter foi removido e esta pronto para ser limpo. (NOTA: o acesso ao carter é mais fácil na Rural 4x2 do que na Rural 4x4 que tem um diferencial dianteiro e eixo cardã).

4. Examine o fundo do carter por dentro e veja se não há pequenos pedaços de metal ou porcas soltas indicando algum problema de desgaste ou quebra no motor. As bielas possuem contraporcas estampados de chapa fina e se encontrar uma destas poscas examine as porcas das capas das bielas. A sujeira ou borra preta no fundo do carter é resultado de desgaste normal do motor, pó que entra pelo carburador, carbonização, e residuos de óleo. Uma analise detalhada desta sujeira pode indicar alguma coisa sobre o estado de conservação do seu motor. (O meu motor tinha uma camada preta pastosa de aprox 2-3mm no fundo do carter depois de 15 anos e 40.000km sem limpar o carter e fazendo trocas de óleo aprox. a cada 3000km). A presença de muita borra preta pode indicar que foi utilizado óleo de baixa qualidade ou os intervalos de troca foram muito longos. O funcionamento do motor a temperaturas muito baixas ou muito altos ou a idade avançada do motor sem limpeza do carter podem tambem causar borra preta ou marrom.

carter motor willys 6 cylindros BF-161 Carter já limpo. Seta indica furo do dreno. Cor marrom é oxidação "normal" na chapa do carter que não é pintado por dentro.

5. Retire a junta de vedação velha do carter. Se a junta foi montado com adesivo tipo veda-junta será necessário raspar com uma faca ou ferramenta afiada e limpar bem a superficie de encosto na chapa do carter eliminando a cortiça velha. Limpe o carter por dentro e por fora com querozene usando o pincel. Limpe a parte interna com bastante querozene até ficar perfeitamente limpo. Limpe tambem o pó metalico fino no bujão magnético de drenagem do carter. Evite de usar estopas e panos que soltam fiapos na limpeza. Cuidado para não deixar pequenos pedaços de cortiça da junta velha dentro do carter. Você pode tambem terminar a limpeza do carter usando uma esponja com bastante água e detergente para enxaguar todas as impurezas. Cubra o carter com um plástico ou jornal ou coloque virado para baixo sobre uma superficie limpa enquanto seca para evitar a contaminação até a hora da montagem. A limpeza é fundamental quando se trabalha com o motor aberto.

6. Examine e limpe a superfcie (flange) de encosto do carter no bloco do motor e retire pedaços de junta e outras sujeiras caso necessário para garantir uma superficie lisa e uma boa vedação depois na montagem do carter.

7. Deitado em baixo do motor com uma lanterna verifique a limpeza da tela do filtro boia do pescador de óleo e limpe se necessário. Você pode aproveitar para verificar o aperto (torque) dos parafusos das bielas e do virabrequim. Você pode tambem examinar a limpeza interna das cavidades do motor, marcas de desgaste no eixo comando de válvulas entre outras coisas. Esta é tambem uma oportunidade de medir o desgaste das bronzinas das bielas e trocar por novos caso você desconfia de algum desgaste porem isto leva algumas horas e é um trabalho de precisão. A limpeza da tela do filtro boia requer a remoção do conjunto filtro boia no local da articulação e a instalação de um pino de retenção novo na montagem. O filtro boia tambem poderá ser solto nos dois parafusos de fixação no bloco do motor.

Filtro Boia  
    Vista por baixo do motor , Filtro Boia e Vareta do óleo

8. Se você pretende trocar tambem o filtro de óleo solte o parafuso na parte de cima do filtro com a chave 13/16" e retire o elemento filtrante. Tenha em mãos um balde ou jornal porque o elemento velho solta muito óleo ao retirar. Esvazie o óleo velho de dentro do filtro usando uma bomba manual de sucção ou uma bomba de vacuo do tipo usado em trocas rápidas de óleo. Verifique se o fundo do filtro esta limpo por dentro e se necessário coloque um pouco de óleo novo no filtro e retire com a bomba de sucção até ficar perfeitamente limpo. Coloque o elemento de filtro novo, coloque a tampa do filtro com o anel de vedação e aperte o parafuso de fechamento do filtro. Você pode trocar o anel de vedação grande de borracha do filtro que vem junto com o filtro mas somente se necessário porque o anel velho geralmente se encaixa melhor e vaza menos. Para evitar vazamentos de óleo no parafuso do filtro deve ser colocado uma aruela de vedação em material macio como cobre, aluminio, ou fibra.

MONTAGEM

9. A junta do carter é fabricado em material macio tipo cortiça. Aplique uma fina camada de graxa nos dois lados da junta de vedação do carter e alinhe a junta sobre a borda do carter. Opcionalmente você pode colar um dos lados da junta contra o carter aplicando cola veda-junta entre a junta e o carter. (Atenção: Não cole a junta contra o bloco do motor pois é desnecessário e ficará difícil de desmontar depois). Verifique se o carter esta perfeitamente limpo e evite a queda de sujeira no carter durante a montagem. Evite excesso de graxa na parte interna do carter porque pode contaminar o óleo e causar espuma no óleo. Evite pedaços soltos de cortiça da junta caindo dentro do carter.

junta carter motor willys Junta nova do carter fabricado em material tipo cortiça.

junta carter motor willys Carter com a junta nova já alinhado no lugar antes de montar.

10. Deitado em baixo do motor, levante o carter de encontro ao motor e coloque dois parafusos soltos provisoriamente suportando o peso para depois colocar os demais parafusos nos furos. Cuidado para não dannificar a junta ao colocar todos os parafusos. Cuidado para não empurrar e danificar o filtro-boia e a vareta de óleo durante a montagem do carter. Cuidado para não danificar a junta nova ao introduzir os parafusos de fixação. Aperte levemente todos os parafusos e depois aperte com torque de 12 a 15 lbs-pé conforme especificação do Manual do Mecânico Willys. (Não exagere no aperto porque é desnecessário. Use um torquímetro se possivel). Verifique se todos as parafusos foram apertados. Os parafusos mais curtos vão nas duas extremidades na posição central.

11. Coloque o bujão magnético do carter e aperte. Verifique novamente o aperto do parafuso do filtro.

12. Abasteça o motor com o óleo recomendado SAE-30 ou SAE-20W-40 ou outro tipo de óleo conforme a sua preferência. A quantidade de óleo é 5 litros sem a troca de filtro ou 6 litros com a troca de filtro. Confira o nível do óleo na vareta antes de ligar o motor.

13. Junte todas as ferramentas e verifique se nada foi esquecido durante a desmontagem e montagem. Veja se todas as peças foram montadas e o motor abastecido com óleo. Ligue o cabo da bateria. Ligue o motor sem acelerar e sem usar o afogador e verifique se a luz espia do óleo apagou após alguns segundos. Deixe o motor ligado durante uns 5 minutos e verifique possíveis vazamentos de óleo no filtro e no bloco do motor. É muito comum o filtro de óleo apresentar um grande vazamento de óleo quando o anel de vedação novo escapa durante o aperto de montagem portanto atençaõ redobrado na vedação do filtro.

Filtro de Óleo Willys BF-161 Jeep

14. A sua Rural esta pronta com carter limpo e óleo novo o que irá aumentar a durabilidade do motor. Verifique vazamentos e o nível do óleo do motor após rodar um ou dois dias para ter certeza que o serviço foi bem feito. Verifique o torque dos parafusos do carter após algumas semanas ou caso apresente algum vazamento.

COMENTÁRIOS

Após verificar a sujeira no fundo do carter você terá uma apreciação para a necessidade de fazer trocas de óleo com a frente do veículo levantado para facilitar a drenagem. O furo de drenagem do carter do motor Willys é grande o que ajuda a proporcionar uma boa vazão de óleo que arasta a sujeira do carter em direção ao furo. O óleo é armazenado na parte funda do carter onde fica o filtro-boia e a vareta de nível. A chapa do carter é bastante fino e vulnerável a punções por baixo o que explica a existência de uma chapa grossa de proteção que é fixado por solda a ponto no carter. A junta do carter é uma peça barata e fácil de encontrar no comércio e que custa em torno de R$5,00 (05/2001). É possível desmontar o carter sem trocar a junta porem a junta é frágil e normalmente é danificada ao desmontar então é sempre preferível colocar uma junta nova. Pequenos vazamentos de óleo na parte baixa do motor podem ser resolvidos com um simples aperto dos parafusos ou com a troca da junta do carter. O óleo e toda a parte baixa do motor demoram muito mais tempo para esquentar após ligar o motor quando comparado à parte alta do motor onde ocorre a combustão. A limpeza do carter é essencial em motores que ficaram varios anos parados pois o óleo velho poderá ter oxidado criando uma borra preta que parece asfalto. Faça a limpeza antes de tentar ligar o motor parado pela primeira vez e aproveite para ver como o motor esta por dentro. Verifique a pressão do óleo e a circulação de óleo na tampa de válvulas do cabeçote ao ligar o motor após fazer a limpeza do carter em um motor que ficou muito tempo parado.

Com o carter limpo você vai observar que o óleo novo demora muito mais tempo para sujar e escurecer. Quando um óleo novo fica sujo logo após a troca de óleo e filtro é uma forte indicação de que o carter esta muito sujo. Com o carter limpo e um filtro de óleo novo o óleo deverá ficar com aspecto limpo e novo durante pelo menos algumas centenas de quilômetros.

Os intervalos para limpeza do carter podem ser adaptados conforme seus habitos de condução e manutenção. A fabrica Willys recomendava uma limpeza a cada ano em veículos novos. Hoje talvez uma limpeza a cada 20.000km ou a cada 5 anos, o que ocorrer primeiro, seja aceitável já que os óleos lubrificantes modernos são de qualidade superior e a maioria das Rural rodam pouco hoje em dia. É recomendável fazer uma limpeza completa do carter na primeira troca de óleo após reformar (retificar) um motor para retirar limalhas e particulas metálicas resultantes do amaciamento normal do motor. A troca regular do óleo com o motor quente ajuda a manter o carter sempre limpo. Cuidado com os sistemas de troca rápida de óleo a vácuo porque a remoção do óleo é muito lento e não cria um arasto para limpar o fundo do carter alem de não permitir a limpeza do bujão magnético que poderá estar sujo. Os sistemas de vácuo são uteis para esvaziar o óleo de dentro do filtro quando você for trocar o elemento do filtro de óleo.

O filtro de óleo no motor Willys é de fluxo parcial, ou seja, apenas uma parte do óleo que sai da bomba passa pelo filtro enquanto o restante do óleo vai diretamente para os mancais do virabrequim, bielas, e partes vitais do motor. Qualquer sujeira no óleo pode ir diretamente para partes vitais do motor e causar danos. (Obs: Nos carros modernos e no motor 3000 do Maverick é utilizado o filtro de fluxo total onde todo o óleo passa primeiro pelo filtro de óleo antes de lubrificar o motor o que é bem melhor). Se o filtro de óleo no motor Willys ficar totalmente obstruido por falta de manutenção, o motor continuará a ser lubrificado normalmente porem o óleo não será mais filtrado e a pressão do óleo poderá ficar mais alto.

circuito oleo motor willys BF-161


Página Principal

Criado em 15/05/2001 Atualizado em 08-02-2015

© Site Rural Willys Brasil 2001, 2002 - 105, Todos os Direitos Reservados