ESTRADA DO INFERNO 10 ANOS DEPOIS

Na segunda feira de carnaval dia 26/02/2001 eu parti de Porto Alegre/RS com a minha Rural 68 para uma viagem de dois dias até as cidades de Mostardas e Tavares no litoral do Rio Grande do sul cujo acesso se dá somente através da famosa Estrada do Inferno (BR-101) conhecido pela areia e os atoleiros dos tempos em que não havia asfalto. O trecho percorrido foi recentemente asfaltado e forma uma longa reta plana de aprox. 160km passando por fazendas de arroz, gado e ovelhas. Há pouco trafego nesta estrada e você pode percorrer muitos quilômetros sem ver um único veículo. Não há curvas na estrada o que pode tornar a viagem um pouco monotono se voce não observar os detalhes das fazendas ao longo. As fotos logo abaixo foram tiradas com uma maquina Minolta SRT-303 de 1973 usando fime Kodak Ultra ASA-400 . As fotos foram escaneadas em 75dpi com 256 cores para formar arquivos pequenos e rapidos de carregar.

Principais Distâncias
Porto Alegre - Capivari (RS-40) 92 km
Capivari - Mostardas (BR-101) 134 km
Mostardas - Tavares (BR-101) 37 km

Mapa da viagem entre Porto Alegre e Tavares/RS com o roteiro sinalizado pela linha verde. Distância total de 560km ida e volta. A estrada passa por uma faixa de terra (restinga) entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlantico. Seguindo na direção sul pela estrada você pode chegar a cidade de São José do Norte onde há uma balsa para atravessar com o carro até a cidade de Rio Grande / RS. É possivel viajar tambem pela praia nesta região ja que a areia é dura e suporta o peso do veículo.

A antiga Estrada do inferno que era pura areia e barro foi parcialmente asfaltado como neste trecho entre Palmares do Sul e Mostardas.

Trecho asfaltado da BR-101 entre Mostardas e Tavares com area de reflorestamento de Acacia a direita. O trecho ainda em obras falta sinalização e não há acostamento. Voce ainda pode ver trechos da antiga estrada de areia agora coberto por vegetação ao lado da nova estrada de asfalto que foi construido sobre um aterro elevado. O terreno arenoso e alagadiço tipico da região dificultou a construção da nova estrada que ainda continua em construção mais ao sul em direção a Bojuru, São José do Norte e Rio Grande.

Trecho de estrada de areia de 10km com passagem entre as dunas ligando a cidade de Mostardas à praia do Balneário de Mostardas. Esta foto lembra muito como era a antiga estrada do inferno antes do asfaltamento que eu percorri 4 veses de carro e moto.

Hotel Scheffer no centro de Mostardas. Os quartos no andar de cima são simples porem novos e tem banheiro com chuveiro quente, televisão e ventilador. Rua Almirante Tamandaré 1191, Tel: (51) 673-9812 ou 9812-9562. Existem mais 3 hotéis (Hotel Mostardense 51 673-1368, Hotel Municipal e Hotal São Luis) na cidade porem este me pareceu o melhor e mais limpo. Na cidade existe um posto de gasolina Ipiranga e agências do Banco do Brasil e Banrisul. Para refeições (otimos bifes com arroz da região) sugiro um restaurante de esquina na rua transversal do posto Ipiranga em frente ao centro cultural. Se ficar perdido pergunte no posto.

Construção rural típica com secador de arroz e silo visto ao longo da BR-101 entre Palmares do Sul e Mostardas/RS. O arroz em casca é secado e armazenado nos silos metálicos logo após a colheita que ocorre em Março e Abril.

É comum ver cavalos soltos no campo nesta região.

Praia do balneario de Mostardas. A areia dura permite andar com o carro na praia. Para tirar esta foto foi necessário proteger a maquina fotográfica com um guarda chuva porque havia muito vento e um pouco de chuva

Igreja no centro de Tavares/RS

Plantação de arroz irrigado ao longo da BR-101 entre Mostardas e Palmares do Sul. O arroz desta região é considerado de alta qualidade e um dos melhores e mais valorizados do Brasil. Dentro de algumas semanas estes campos verdes ficarão amarelos e será iniciado a colheita do arroz usando colheitadeiras.

Estrada de acesso à praia de Mostardas visto pelo parabrisa da Rural com o capô azul em baixo. Muita areia molhada entre dunas de areia. Com uma Rural você sente uma certa tranquilidade para passar por estes lugares onde os carros pequenos quase não conseguem passar. Veículos 4x4 podem tambem passar por cima das dunas ao lado da estrada para um pouco de aventura. Os aparrabarros da minha Rural funcionaram bem evitando areia e barro por baixo da Rural.

Estranhas palmeiras altas de Butiá vistas da estrada.

Ovelhas são vistas em varios pontos ao longo da estrada BR-101 nesta região.

Gado de origem européia em pastagem proximo das lavouras de arroz.

A minha Rural 4x2 1968 que proporcionou esta pequena viagem de 560km em dois dias a uma das regiões menos habitados do estado do Rio Grande do Sul. Após o retorno a Porto Alegre a Rural foi lavada com muita água duas veses para remover toda a areia e sal que é inevitável em regiões proximas do litoral mesmo que não se ande sobre a praia. O chassi foi pulverizado com óleo protetor antes da viagem e depois lavado com muita água após o retorno. A Rural não apresentou problemas e se mostrou confiável como sempre. A velocidade típica na estrada foi 70 km/h e com o vento a favor chegou a 80 km/h. Eu não medi o consumo de gasolina.


Recomendações e dicas para viajar de carro nesta região:

Verifique as condições do veículo antes de partir e leve peças de reposição e ferramentas porque não existem mecânicos ou lojas de peças. Os mecânicos locais devem conhecer bem a mecânica da Rural porque existem muitos Jipes e Pickup Willys rodando nesta região nas fazendas. Em Mostardas existe auto elétrica, mecânico, posto de combustivel e lavagem de auto.

Pulverize o chassi com óleo protetor antes de viajar para evitar danos do sal e maresia. Pulverize as partes elétricas no compartimento do motor com óleo fino em aerosol tipo WD-40 ou M1 para proteger da água e sal que podem causar curtos circuitos especialmente na ignição.

Leve uma pequena pá e uma corda para ajudar a desatolar o veículo na areia ou rebocar.

Mantenha o tanque de combustivel bem abastecido porque não existem muitos postos de combustível (atenção especial para carros a alcool).

Prefira um carro alto tipo caminhonete ou 4x4 para passar os trechos de areia.

Não viaje a noite porque a estrada é mal sinalizada ou a sinalização é inexistente e pode haver animais na písta.

Não dirija cansado porque as longas retas são monótonas e podem causar sono.

O telefone celular Telet só funciona até Palmares do Sul enquanto a Telefonica funciona em Mostardas.

Coloque mais peso do lado esquerdo da Rural para compensar a inclinação exagerada da estrada para o lado direito.

Atenção com as rajadas de vento na estrada que podem desviar o veículo.

Atenção com animais selvagens como lagartos e cobras na estrada e outros animais como cavalos e cachorros (um colega meu atropelou um cavalo a noite com um Jipe proximo de Mostardas).

Leve dinheiro ou cheque porque os cartões de credito não são muito utilizados no comercio local desta região isolada.

Leve água potável ou bebidas e algo para comer na viagem porque os restaurantes e lanchonetes na estrada são muito precários, sujos e pouco atraentes (02/2001).

Leve roupas para o clima quente ou muito frio com vento conforme a época do ano.

Para evitar ferrugem na carroceria e chassi evite de andar sobre a areia da praia ou na água do mar.

Lave imediatamente e detalhadamente o veículo com bastante água após o retorno para remover a areia e o sal do chassi, carroceria e interior.

Texto e Fotos: Alan/Webmaster


PÁGINA PRINCIPAL

Atualizado em 09 Março 2001

Webmaster